Infertilidade, Trombose e Trombofilia

A Infertilidade atinge cerca de 15% dos casais. As causas são diversas e atualmente a idade é um dos principais fatores, já que as mulheres estão cada vez mais protelando a maternidade.

Na última década surgiram estudos ligando complicações gestacionais com trombofilias. É certo que, as trombofilias, podem levar a insuficiência placentária e complicações fetais. Além disso, há um risco real para a mulher, já que as mudanças hormonais do período gestacional faz a doença ser uma das principais causas de óbito na gestante.

Entretanto, a associação entre trombofilia e infertilidade nunca foi comprovada, o que faz renomadas sociedades de ginecologia, como a do Reino Unido e Canadá, contraindicarem a sua pesquisa em mulheres com dificuldades em engravidar.

O que está bem definido é que a grande carga hormonal aplicada durante a fertilização in vitro (FIV) leva risco de trombose para a mulher, especialmente para aquelas com antecedentes da doença. Portanto é necessária uma avaliação especializada de risco trombótico nessas pacientes pré-procedimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *