.: GOOD NEWS :. NOACS (Novos anticoagulante orais) liberados para a pediatria!

Essa notícia era muito esperada para pediatras, crianças com tromboembolismo venoso (TEV) e suas famílias!

Apesar do TEV ser bem mais comum entre adultos, o problema é relevante na pediatria, especialmente naquelas com comorbidades e hospitalizadas, onde a doença atinge cerca de 58 entre 10.000 crianças.

Os NOACS são de alta eficácia no tratamento da trombose, seguros contra efeitos colaterais (sangramentos), além da comodidade do uso oral, dose fixa, sem necessidade de monitorização.

Até pouco tempo, seu uso era restrito a maiores de 18 anos. Para as crianças e adolescentes restavam poucas opções: os anticoagulantes injetáveis (enoxaparina) e a varfarina (Marevan®).

Essa situação mudou com os resultados do Einsten Junior, estudo clínico randomizado que avaliou a rivoroxabana (Xarelto®) em criança com TEV. Foram comparados dois grupos durante três meses pós episódio da doença; em um deles era utilizado a enoxaparina e no outro Xarelto®.

O estudo concluiu que a rivoroxabana (Xarelto®) foi eficaz e seguro no tratamento da trombose. Além disso, houve beneficio extra com redução na taxa de recorrência e do trombo residual após controle de exame de imagem.

Definiu-se então, que os NOACS podem ser utilizados em primeira linha para o tratamento da doença entre crianças e adolescentes.

A ciência mais uma vez realça seu papel social, ao melhorar a qualidade do tratamento, dessa vez para os pequenos pacientes com TEV.

Atenção! No Brasil ainda não está disponível a solução oral. Portanto, apenas crianças a partir de 30Kg podem utilizar a medicação no país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *