Doenças Trombóticas nos Homens

Agosto é tempo de comemorar o dia dos pais. Nessa linha, nós do IHHT vamos dedicar as postagens do mês ao conhecimento da trombose no sexo masculino.

A trombose é a formação de coágulos de sangue em veias e artérias do corpo. Está presente nas três causas mais prevalentes de morte mundial: infarto agudo do miocárdio (IAM), acidente vascular cerebral (AVC) e trombose venosa profunda (TVP).

Na trombose há parada de suprimento de sangue para determinado órgão levando área de isquemia com morte celular. Pode ocorrer nas artérias cerebrais (AVC) ou do coração (IAM). Quando o trombo aparece nas veias é chamado de TVP, sendo a pernas o local mais frequente.

Dados do IBGE são claros, que o homem brasileiro vive menos, com expectativa de vida de 7 anos a menos que a mulher (73 x 80 anos respectivamente). Infelizmente a doença trombótica tem predileção por sexo. O homem tem mais risco de IAM e AVC comparado ao sexo feminino. Na TVP, o homem tem o dobro de chance de formas graves e recorrentes da doença.

Vários motivos estão relacionados a essa maior propensão masculina. A verdade é dura, mas deve ser enfrentada. Os maus hábitos de vida, no geral, são mais prevalentes no homem. Eles fumam mais, fazem menos atividade física e para piorar procuram menos serviços de saúde e tem dificuldade de seguir tratamentos médicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *