Dia Mundial da Hemofilia

O que é hemofilia?

Hemofilia é uma doença hemorrágica, genética causada por deficiência do Fator VIII (Hemofilia A) ou do Fator IX (Hemofilia B) da coagulação. É uma herança ligada ao sexo masculino.

Só homens são afetados?

Quase exclusivamente homens. A mulher transmite a doença, porém é assintomática.

Quais os sintomas?

Os pacientes apresentam dificuldades na formação de coágulos com predisposição a sangramentos principalmente em pele, músculos e articulações. O risco de hemorragia depende da gravidade da deficiência do fator de coagulação. O sangramento mais temido é a hemorragia intracraniana. Um sangramento comum é o intra articular não traumático, que pode trazer sequelas motoras ao paciente.

Como fazer o diagnóstico?

O diagnostico é feito através de testes laboratoriais especializados da coagulação, com a dosagem do Fator VIII e IX.

Tratamento

A base do tratamento das hemofilias é a reposição do fator de coagulação deficiente. A injeção do fator é feita quando o paciente apresenta um trauma ou sinais de sangramento. Mais recentemente, o Fator é também usado de uma forma precoce para prevenir hemorragia (hemartrose) e assim evitar destruição das articulações. Essa medida tem melhorado muito a qualidade de vida dos pacientes.

Hemofilia tem cura?

Trata-se de doença genética e infelizmente não tem cura. Estudo em terapia gênica é uma esperança para a cura definitiva.

Onde procurar ajuda?

O hematologista é o médico que cuida das doenças da coagulação. O Brasil tem um ótimo programa para hemofílicos. Os pacientes devem ser cadastrados em hemocentros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *