Conexão Hemato – Setembro 2021

1️⃣ Gestantes com mutação positiva para os genes PAI e MTHFR (metileno) devem receber anticoagulação?

*️⃣ A mutação MTHFR é bem estabelecida e não tem relação com complicações gestacionais, sendo assim não deve ser pesquisada e muito menos ser motivo para anticoagulante.

Com relação a mutação PAI, apesar de alguns estudos mostrarem risco de aborto, os resultados são preliminares, vindo de estudos cujo método não permite inferir uma relação causal definitiva. Portanto, a priori, sem indicação de tratamento.

2️⃣ Qual é o normal na perda sanguínea menstrual? Corro risco de anemia?

*️⃣ Perde-se em média de 30ml a 50ml de sangue no período menstrual.
Apesar da existência de coletores menstruais (“copinhos”), há outras formas de quantificar o fluxo sanguíneo.

Para nós hematologistas um indicativo que a mulher menstrua em excesso é a duração da menstruação (ciclo maior que 7 dias), frequência da troca de absorventes (em menos de 2 horas), coágulos sanguíneos durante todo ciclo.

O sangramento genital é a principal causa de anemia na mulher. Inclusive é um indicativo de menstruação patológica. Fique atenta e procure auxílio médico, se tem dúvidas sobre seu volume menstrual.

3️⃣ Tive trombose. Posso fazer cirurgia plástica?

*️⃣ É preciso estar ciente que pessoas que já tiveram trombose tem mais chances de novos eventos, principalmente quando submetidas a situações de risco.

Cirurgia plástica, assim como outros procedimentos invasivos, é uma dessas situações de risco. Nesses casos os pacientes devem ter uma avaliação minuciosa para avaliar risco x benefício da cirurgia e definir a melhor estratégia de prevenção (meias elásticas, anticoagulantes e outros).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *